terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PAUSA PARA UM VOO DE VERDADE.

10  de dezembro de 2011. Chegamos no Aeroclube de Biritiba Mirim por volta das 9 da manhã e o avião já estava pronto para ser checado. A manhã estava linda, céu de brigadeiro.
Após abartecer o Comandante Zé Henrique me pede para ajuda-lo na checagem, são muitos ítens mas as normas de segurança tem que ser cumpridas.
Tudo OK, afivelamos os cintos e o Zé Henrique solicita permissão para decolagem.  Dou uma checada na câmera e vamos para a cabeceira uno dois.
Após a checagem dos magnetos o comandante aproa no contravento e acelera.

Ao atingir 65 km/h, uma ligeira cabrada e o avião descola da pista.



Em poucos segundo contemplamos as plantações de hortaliças do cinturão verde de S.Paulo.




Fazemos um sobrevoo pela região para fazer uma perna longa rumo ao norte...




...até as imediações da Represa Ponte Nova, agora uma guinada para leste a caminho da Serra do Mar.




Em alguns minutos estávamos sobre ela, linda, talvez o mais belo verde que já vi, que de repente ...




...mergulha sobre o mar, lá embaixo a 7500 pés vemos a praia de Guaratuba, Riviera de São Lourenço e Praia da Bertioga.




Sobrevoamos por alguns minutos e rumamos para oeste, estamos a apenas 40 minutos de voo.




De volta pra casa, a 6000 pés o comandante me passa manche e pedais e me aponta a referência em terra que devo manter a proa.




O Zé Henrique me canta a altitude até chegar a 3000 pés, quando já com a pista na proa ele assume o comando.




Voamos em paralelo a pista até a distância ideal para fazermos a perna de pouso, lá esta a pista, no nosso nariz.




Aos poucos ela  vai crescendo, até sentirmos o trem de pouso tocar o solo.




Corremos até o fim da pista e fazemos uma curva para a área de manobra.




Lá se foram meus primeiros 40 minutos de manche...




...sobre a instrução do Comandante Zé Henrique, tudo anotadinho no seu diário.