quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mudanças no circuito de retardo.

Em pouco tempo desenhei na placa , fiz os buracos e soldei os componentes, funcionou, porém meio desconfiado busquei informações e descobri o circuito do R.Nakka, basicamente é a mesmo porém com mais recursos o CI é o 556, o mesmo só que duplo ,  aciona a partir do momento que o motor apaga e neste momento a desaceleração é de aproximadamente 19gs então uma Chave G (que equipa os air bags de automóveis) aciona o circuito de retardo que estará regulado para abrir na descendente. Os cálculos são feitos por um programa que baixei no site do Nakka e roda em planilha Excel. O teste de um foguete que ví no site pesando 4 kg e com 300g (carga total acima de 1,5 kg) de combustível subiu 600 metros, o nosso está com 2,4 kg e 900gramas de combustível. Abaixo o primeiro circuito que fiz e o que desenhei em cima do esquema do Nakka, com uma chave geral, uma de teste para o disparador outra para o sistema de retardo e uma de segurança, o retângulo azul com 3 pontos pretos é o trim pot que determina o tempo que for necessário para abrr a janela do paraquedas. Vou fazer em silk screm , esse circuito tem muitas aplicações então quando alguém precisar tá na mão.




Este é o desenho da nova placa baseado no esquema ao lado, o da foto é o antigo.

sábado, 18 de agosto de 2012

MOTOR ACOPLADO E ELETRÔNICA DO SISTEMA DE RECUPERAÇÃO.

O motor é acomodado no foguete com dois anéis de alumínio ficando cerca de 4mm de distância da parede. O último teste com o motor feito no Aeroville foi bem sucedido mas antes do primeiro lançamento devo fazer mais um com outra formulação do combustível sólido.

  
O motor do foguete após o disparo queimará todo o combustível por volta de 4 segundos e pela inércia deverá continuar a subir descrevendo então uma parábola e no seu apogeu começará uma descendente, neste momento uma chave pendular ligará um circuito de retardo de tempo para então acionar a abertura da janela do compartimento do paraquedas, esse retardo é necessário uma vez que quanto mais alto abrir o paraquedas, mais distante do ponto de lançamento o foguete cairá. Abaixo a placa do circuito de retardo que encontrei pesquisando o google, o circulo vermelho é o diâmetro do foguete.


sábado, 11 de agosto de 2012

PARAQUEDAS DE RECUPERAÇÃO

Foi desenvolvido por Richard Nakka e mostrou-se muito eficiente e simples, com quatro cabos de 2,5mm em poliamida e mais dois metros de cabo duplo ancorado no foguete, fica acomodado no interior e pressionado para ser expulso pela janela no momento em que estiver na descendente.