quarta-feira, 18 de junho de 2008

A CONSTRUÇÃO, PASSO A PASSO.




1- Gabaritos de cada secçao do cavername montados em cartão paraná são
colados em pé numa base de madeira com as referências marcadas.
2- 8 longarinas são coladas de proa a popa nos vertices das secções que darão
suporte aos painéis de compensado.
3- 3 painéis sao colados em cada bochecha .
4- Depois de seco o casco já tem sua forma definitiva e resistência
suficiente para ser removido da base de madeira.
5- Ainda com os gabaritos monta-se o verdugo e as travessas que sustentarão os
decks de proa e de popa.
6- Com o verdugo pronto o casco já tem resistência suficiente e podemos tirar os
gabaritos de cartão. Os cavernames estão lá
formando as costelas do casco.
7-8- Os decks são feitos de compensado de 2 mm laminados com cedro.
9- Com a parte superior pronta montamos o guarda-mancebo.
10- Em embarcações como esta e os cat boat
são feitos de chapa de madeira
dando-lhes uma característica interessante.
11- Com ele o barco parece ter uma gola rolê. Vamos então a pintura do casco.
12- 13-Protegida a parte de cima com fita crepe e papel, damos uma mão de epóxi,
uma de massa fina e uma de fundo.
14-15-16-A construção está quase em sua fase final faltando ainda as ferragens,
toldo, mesa de navegação e casa de máquinas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Luiz Carlos Braga de Camargo, boa tarde, talvez você possa me ajudar, sou leigo com esta arte, mas ainda que realizar um projeto, pode conseguir o plano desse barco para eu impremir em A4 e montar,ou me enviar um link para eu baixar? eu ficaria muito grato,
marcio_karine@yahoo.com.br

obrigado.