quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mudanças no circuito de retardo.

Em pouco tempo desenhei na placa , fiz os buracos e soldei os componentes, funcionou, porém meio desconfiado busquei informações e descobri o circuito do R.Nakka, basicamente é a mesmo porém com mais recursos o CI é o 556, o mesmo só que duplo ,  aciona a partir do momento que o motor apaga e neste momento a desaceleração é de aproximadamente 19gs então uma Chave G (que equipa os air bags de automóveis) aciona o circuito de retardo que estará regulado para abrir na descendente. Os cálculos são feitos por um programa que baixei no site do Nakka e roda em planilha Excel. O teste de um foguete que ví no site pesando 4 kg e com 300g (carga total acima de 1,5 kg) de combustível subiu 600 metros, o nosso está com 2,4 kg e 900gramas de combustível. Abaixo o primeiro circuito que fiz e o que desenhei em cima do esquema do Nakka, com uma chave geral, uma de teste para o disparador outra para o sistema de retardo e uma de segurança, o retângulo azul com 3 pontos pretos é o trim pot que determina o tempo que for necessário para abrr a janela do paraquedas. Vou fazer em silk screm , esse circuito tem muitas aplicações então quando alguém precisar tá na mão.




Este é o desenho da nova placa baseado no esquema ao lado, o da foto é o antigo.

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